As diferenças entre os blocos de concreto usados em pavimentos intertravados extrapolam a variedade de cores e geometrias oferecidas pelos fabricantes. No que diz respeito à influência no desempenho do pavimento, aliás, essas características são menos importantes, por exemplo, do que a espessura e a resistência à compressão das peças, além do arranjo do assentamento dos blocos.
A norma técnica NBR 9781:87 – Peças de Concreto para Pavimentação – Especificação divide os blocos em duas classes de resistência: 35 MPa e 50 MPa. As peças mais encontradas no mercado são as de 35 MPa, usadas em vias de tráfego leve, médio e pesado. Os blocos de 50 MPa são indicados para aplicações especiais em que o piso sofre também desgaste por atrito – caso de pátios de indústrias, portos, etc.
O comprimento e a largura das peças variam, mas é à espessura – 6 cm, 8 cm ou 10 cm – que se deve dedicar maior atenção na hora de escolher o bloco. De acordo com Cláudio Oliveira, gerente nacional de indústria e inovação da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a relação comprimento/espessura do bloco é um fator importante na escolha das peças, e deve ser sempre menor ou igual a 4. Na prática, quanto maior for a espessura, melhor é o intertravamento entre as peças.
Em praças e calçadas de pedestres, por exemplo, são indicadas peças menores, de 6 cm de espessura. Ruas e avenidas pedem peças de 8 cm de espessura.Os blocos de 10 cm são ideais para locais de tráfego pesado, como corredores de ônibus e postos de combustível em estradas, que recebem caminhões pesados.
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